× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Glauco Viana
sinceramente!!!
Textos
Vivenciar
Eu creio que a Educação do Brasil nunca dará certo se não abrir a mente, ou melhor, isolar a mente.
Só consegue ensinar se vivenciar.
A Educação, a Saúde, a Política, e todas outras Instituições que tentam (gloriosamente) ajudar a limpar o coco do Estado só dará certo se apalpar.
Se pegar!
Abraçar!
Beijar!
Solidarizar!
Todo mal do Estado de milhões de anos tem solução se a presença for mais importante.
Chega de fotos e vaidades.
Vivencie!
Se um aluno não vai bem na escola, procure saber o que se passa na casa dele.
Se um paciente não colabora, tenha empatia para entender como seria se você estivesse no lugar dele.
E M P A T I A.
Outro requisito que faltou nesta Escola que Samba mais que educa.
Nesta Saúde que adoece mais que previne.
Neste Estado que mais atrapalha a ajuda.
Alguém deu importância se o aluno acha certo ficar trancado numa sala de aula?
Alguém deu importância para a ânsia de morte do homem?
Alguém mentalizou (que seja assim!) porquê nenhuma Instituição não tem sucesso?
Eu (cara de pau) acho que sei:

- Falta de Empatia e Vivência.

A verdade está no que vivenciamos, não no que vemos; no que pegamos e não no que escutamos.
Não nos escutaram!
Se organizaram para fazer lei e não escutaram ninguém.
Não vivenciaram situações antes de criar deveres.
Não foram ao Sul da Amazônia entender porque "aquele país" é tão único, sofredor e fascinante.
Não foram à Africa na época da epidemia de HIV.
Não presenciaram o porquê.
Não quiseram abraçar, preferiram jogar bomba.
Não quiseram doar tempo de trabalho ao próximo, preferiram morar na zona Sul e se esbaldar na Zona do Sul do País afim de encher o vazio.
Não quiseram viver a política e deu esta coisa ilógica e cruel que virou.
O homem só se intrometeu e nada fez.
Eu não consigo ser amigo sem abraçar, ser filho sem se preocupar, ser profissional sem ter empatia, ser consciente antes de escrever...
Juro que não consigo.
Modéstia minha?
- Que seja, mas não vejo como algo bom.
Sofrer com a vontade de querer ser ouvido é tão cruel como a política brasileira.
O medo de estar falando merda, exagerando e sendo julgado o tempo todo em cada palavra nos retrai para um auto conhecimento onde no final dele se vê uma luz de consciência para entender porque tudo acontece assim.
É o medo ensinando mais uma vez!
Hoje acredito na vivência de problemas para não serem mais problemas.
Acredito no amor como solução para muitos profissionais da saúde que transformaram a Saúde em negocio; para muitos publicitários que transformaram a politica em fonte de renda e para muitos educadores que desanimaram em tentar se unir para vivenciar juntos uma Educação mais educativa.
Só o amor ao próximo!
O respeito!
A empatia (outra vez ela ai)!
A paciência!
Há solução para tudo...Para fome, para as guerras, para as epidemias...Acontece que fizeram tudo errado até hoje pela falta de interesse em estar frente a frente e não de costas dando "pitacos".
P R E S E N Ç A!!!!


Estar na presença do amor solidário ( que seja na amizade, na esperança, na vontade de fazer sua parte ) é a única maneira de fazer este amor ser verdadeiro.
Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 21/04/2017
Alterado em 21/04/2017
Comentários