Caridade é só vaidade?
Muita gente usa a justificativa para não ajudar o próximo culpando os que ajudam de vaidosos. Que fazem por pura vaidade.
Não nego isto, já participei de projetos sociais para "aparecer" mesmo. Já tomei deste veneno, mas sobrevivi com o tempo.
A maturidade também rege as regras do mundo humanitário.
A gente percebe que em cada projeto social, seja em Conceição dos Ouros ou no Sul da Amazônia, cada projeto nos ensina.
Nos ensina que aquele ditado que diz: "o que a mão direita faz, a esquerda não precisa saber" é sim verdadeiro, mas não inteiro.
Mesmo na vaidade a caridade é gratificante, e com o tempo a vaidade vai embora e a caridade permanece mais forte ainda.
A vaidade não permanece num mundo elétrico como da caridade.
A vaidade não permanece navegando quinze dias pelo rio Purus-AM e levando picada de piun.
A vaidade não se estabelece onde se faz de graça da mesma maneira que se faz com os que pagam nosso salário.
Quando você percebe que ninguém é culpado por nascer sem suas condições, você cresce como homem.
Há uma transformação de responsabilidade.
"- Se eu não fizer, quem vai fazer?"
A vaidade não é desculpa para não querer unir nossa espécie, e se isto te preocupa, não perca tempo: use a vaidade, mas faça...faça algo por aquele que necessita imaginando como seria sua vida se suas vidas tivessem sido trocadas.
Imagina você sendo um mendigo que há dias não come!!!
O que preferiria? - passar fome ou ser presenteado pela visita do Luciano Huck?
A população ribeirinha da AM ou meus pacientes da APAE não se preocupam com nada que não seja amor e cuidado.
Aquele que passa fome "não tá nem ai" se você vai fotografar a doação de uma marmita e postar no face. A fome é obra do homem, o homem tem que resolver, com ou sem selfie.
Usar o excesso de vaidade dos que ajudam para não ajudar é "papo para boi dormir".
Caridade não tem nada a ver com vaidade, mas só o tempo que mostra...E ficam sossegados, a pessoa vaidosa não pensa no próximo, e sim em si mesmo: caridade é um mundo todo, não existe o "si mesmo".
Arrume outra desculpa.
Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 28/07/2016
Alterado em 29/07/2016