SALVE A PROFESSORINHA
A Educação do País deveria rever muita coisa para aumentar urgentemente seu crédito.
Não está dando nada certo, a verdade é esta - a Educação do país, tanto quanto a saúde, estão indo para o caminho errado.
Se por um lado temos professores mal pagos e mal preparados, por outro temos a vaidade das instituições mais bem pagas.
Parece que a disputa de classe está impregnada também na Educação: faculdades viraram empresas e o Ensino Básico sofrendo de carência múltipla.
Falta tudo!
“Salve a professorinha!”
Falta até um bom teto para dar aula em algumas regiões, mas sobra luxo em Conferências dos “pós-graduados”.
Precisa-se de muitos pobres para formar um rico, necessita também de muitas escolas de pau a pique para construir centros de estudos decorados com quadros de Da Vinci e Picasso.
“Salve a professorinha!”
O resultado é obvio: ensino básico precário e falta de ânimo para acompanhar o crescimento cultural do mundo Pós-Moderno.
....mas e daí? O que pode ser feito? Quem vai salvar a professorinha?
- Em países onde não se investe no essencial sobra para a população descascar o abacaxi.
Não tem como fugir. Não dá para esperar o fim do Sistema Político baseado na politicagem e no descuidado com o cidadão.
“Vai te que ser nói memo mano!”
“Os cara tão tirando onda e a água não tá batendo na canela mais”.
Então está resolvido. Somos nós que teremos que agir, mas por onde começar?
- Tenho uma ideia: CONSCIENTIZAÇÃO.
Através de projetos de conscientização podemos mudar muita coisa. Podemos até mudar a forma de educar.
Vamos procurar talentos. Deixar nossas crianças condicionarem a educação e não direcionar.
Direcionar é muito vago diante a vastidão de informações que todas crianças – pobres ou ricas – obtém hoje.
Vamos levar as crianças para plantar árvores!
Vamos levar as crianças para nadar no rio!
Vamos deixar futuros pintores odiarem matemática e futuros bailarinos dançarem na hora do exame...Vamos esquecer exames! A ditadura acabou faz tempo.
“Salve a professorinha!”
Salve a conscientização.
Vamos mostrar o caminho apenas. Dizer o que é política, o que é religião, o que é Força Armada, o que é homossexualismo, o que é corrupção.
As crianças ainda estão somando um com um e ainda o resultado é dois. Isto está errado! Isto não funcionou e não vai funcionar.
Vamos abrir as cercas das escolas! Tirar muros, entregar as tintas e deixarem nossas crianças pintarem suas cabeças no corredor dos colégios!!!
Aula, sino, recreio, disciplina, prova, notas, reforço,....isto não deu certo!
O que adianta saber de cor o nome de Dom Pedro l sem saber quem foi Einstein?
Para que entender de geografia se a diretora da escola não deixa os alunos saírem da sala de aula?
As crianças sabem quem foi Judas, mas acham que Darwin é o tio que vende picolé na porta da escola.
O tempo evoluiu.
O mundo evoluiu e nossas crianças estão em nossas mãos, só resta evoluir também.
... mas o que podemos fazer se não somos professores?
- Pare com isto! Você não é professor, mas é pai, é tio, é avó e avô.
Este negocio tosco de deixar a criação por conta dos professores é papinho de quinhentos anos atrás.
Toda sociedade tem responsabilidade pela vida dos professores e dos alunos.
Vamos ajudar nossas professorinhas e nossas crianças, pois é fato que os políticos não farão muita coisa.
Esperar para que?
“Salve a professorinha”
Salvaremos nossas crianças.
Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 03/01/2014