O QUE APRENDi COM A VIDA
Não sei se aprendi muito com a vida até agora, mas o suficiente para poder dizer que não é fácil viver, muito menos difícil.
Eu aprendi tanta coisa que eu não acreditaria se me contasse que existisse há alguns anos atrás.
Aprendi que o ser humano é uma mistura de bem e mal tão intensa que muitos chegam ao final da vida sem saber o que foi.
Aprendi que a única coisa proibida é se proibir pelo o que acha certo. Sua verdade é seu Deus, ninguém tem o direito de subir nem mesmo encima de um tijolo para nos ditar regras. O homem preso a conceitos e tradições tem passagem livre para a angustia.
Aprendi que os significados dos termos que exprimem sentimentos são subjetivos. O que entendo por amor ou por ódio não é o mesmo que entendem.
Aprendi que o ser humano é a espécie mais inteligente que existe, mas que infelizmente vendeu sua inteligência para o Diabo. Nem Deus entende porque o ser humano mata e se gaba de ser assassino de pessoas e idéias como se fosse superior ao seu semelhante.
Aprendi que a discórdia, o preconceito, a desunião dão lucro. Até para se casar precisa de testemunha. O ser humano vive vigiado por gente que vai morrer tanto com ele. A sociedade, a justiça, a segurança nos vigiam como se fossemos prisioneiros.
Aprendi que a liberdade é para os fortes, e a verdade para os corajosos, pois a mentira dá muita grana.
Aprendi que é difícil ser feliz se olharmos desta maneira, mas minha verdadeira busca não poderia morrer na praia. O ser humano tem salvação sim. O ser humano é completo, dinâmico e astuto para o bem também.
Aprendi que somos responsáveis por tudo que fazemos. Este papinho de se esconder atrás de religiões, grupos políticos e econômicos já virou desenho animado. Se formos responsáveis pelos nossos próprios atos não haveria maus atos, pois a gente mesmo pagaria por eles. Se todos dessem as mãos para sabedoria entenderia que até agora fomos fantoches. Fantoches são usados em teatros, nossa verdade unida poderia virar filme.
Aprendi que o homem pode fazer uma história bonita sem guerras, desavenças e desigualdades. Nós que produzimos tudo isto. A fome de qualquer lugar do planeta é responsabilidade nossa da mesma maneira que nosso sonho de ficar rico é. O ego matou esta espécie.
Aprendi que o ser humano tem caminhos para se livrar do egoísmo. É lógico. É só deixar o rio fluir, deixar a música tocar, seguir voando no mar e nadando nos céus. A natureza está a nosso favor. Temos água, terra, fogo e animais da mesma espécie. É só cair na enxada. Trabalhando igualmente e lutando por igualdades.
Aprendi que o ser humano nunca vai chegar à felicidade na diferença. Este papinho que o Leão é o Rei da selva é mentira. Somos todos iguais e é na igualdade que chegaremos à felicidade.
Aprendi a facilidade e a dificuldade na mesma balança, mas no nosso armazém não tem empregado. É a gente mesmo que vai ter que pesar.
Aprendi a vida até agora buscando perguntas e não querendo saber das respostas, e tereiraiva de quem souber.
Glauco Viana
Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 10/10/2012
Alterado em 20/09/2015