× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Glauco Viana
sinceramente!!!
Textos
DESPREPARO PARA MALDADE
Não vejo outra explicação para atrocidades morais, sociais, sexuais, policiais, políticas...O ser humano tem que entender que é uma espécie adversa à maldade. Isto não faz parte da nossa condição. Não temos estruturas para prejudicar nosso semelhante.
      Muitos podem até insistir por um tempo, mas o fim é trágico quando se leva uma vida baseada na trapaça, vagabundagem e mentira. Temos vários exemplos desta feliz lógica.
       Já conheceram algum político corrupto que teve a tão sonhada paz espiritual depois de enganar por anos uma cidade, um estado ou um país? – Acho que a confusão que virou a vida de Toninho Malvadeza (Antonio Carlos Magalhães) após sua morte conclui isto.
       Já repararam na desgraça que deve ser a vida de um traficante? - Ganha rios de dinheiros, mas não pode nem pescar sossegado no “corguinho” da favela com medo da polícia.
       E vida de um assaltante de banco? – Se arrisca, planeja por meses um assalto, troca de nome...Enfim faz uma reviravolta estratégica para não poder nem depositar o dinheiro em qualquer banco; ou até mesmo gastar.
        E os assassinos? – Tiram vidas, mas correm riscos de vida na cadeia.
        E  os falsos amigos? – Mentem, enganam, mas no final não tem amigos nem para carregar seu próprio caixão.
        E os chefes exploradores? – O lucro das empresas sempre fica na justiça trabalhista.
        E os empregados mal intencionados? Tem que serem bons na escolha do advogado, pois corre o risco de participar de uma única audiência.

         Dizem que o bem só existe se o mal existir, talvez seja. “O que seria da paz sem a guerra?” Mas pensar em prazer nestas horas é mais racional. Abraçar dá mais prazer que insultar, isto é fato. Beijar dá mais prazer que cuspir, isto é fato. Dar um presente engrandece a alma mais facilmente que roubar o dinheiro da caixinha da igreja, isto é fato.
A lógica felizmente se confunde com a emoção quando se encontra na corda bamba entre amar e odiar.

Se emocione e pense que você não tem preparo nenhum para fazer mal a ninguém. Isto não é para nossa espécie!!!

Abraços

Glauco Viana


Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 02/07/2010
Comentários