× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Glauco Viana
sinceramente!!!
Textos
RELIGIAO, CAPITALISMO E SONHO



      É certo que o grande mal do milênio é a depressão. Segundo especialistas no assunto a depressão resulta do excesso de tristeza. Nunca o mundo foi tão triste. Pessimismo ou não, disto todos concordam. Algo estranho está no ar. Desastres, guerras, separações, traições, desavenças...Isto está cada vez mais faz parte do nosso cotidiano.
- Que culpa temos?
- O que podemos fazer?

      Voltando ao passado podemos achar algumas explicações. O homem “fudeu” tudo. Nós complicamos tudo. Nós jogamos de corpo e alma para filosofias que só nos trouxeram tristeza até hoje. Muita tristeza. Tanta tristeza, que o coletivo dela virou doença, virou depressão.
       A questão foi seguir filosofias cruéis. Entregamos nosso corpo para o capitalismo e nossa alma para religião, e esquecemos dos nossos sonhos. Talvez não seja atoa que quando dormimos sonhamos com árvores, animais, rio, céu, estrelas, pessoas, amigos...Quase ninguém sonha com dinheiro ou com santos de barro.
       Deixamos a vontade de ser escritor para ser dentista ou farmacêutico; deixamos a vontade de cuidar da terra para vestir ternos da Armani; deixamos amigos por causa do carro do ano.
       Fizemos tudo errado. Destruímos nossa saúde para ganhar dinheiro.Esquecemos a natureza para ganhar dinheiro. Vendemos nossos sonhos para o capitalismo....Mas tudo bem: “- Sábado vou à missa, Deus perdoa!!! E vai ter festa da padroeira, vou encher a cara...não posso beber muito, pois segunda tenho que bater o cartão.”
        Ficamos presos a teorias antigas. A livros antigos. E o tempo está passando. A vida não espera e nem quer saber se Deus está para a bíblia como o tempo está para nós. O tempo não quer saber de nossa preguiça. Ele não está nem ai para nossa burrice. Não é certo esperar o tempo explicar, se temos capacidade para isto.
        Temos capacidade para entender que a religião só confundiu.
        - É tão difícil entender isto?
        - Ainda não deu para entender que religião e capitalismo é o culpado por tudo?
        - Ainda não está claro que estas instituições mascaram, destroem e sugam nosso sonhos?
        Primeiro veio o judaísmo com um livro que só julga. Depois um rei doido manda matar o filho de Deus e inventa o Cristianismo. Não satisfeitos cobrem a cara das mulheres, explodem torres gêmeas e criam homens bombas....Tudo em nome de Alá.
Isto é ser fiel ao amor e respeitar o próximo?

        E a parte econômica então? – Ai sim fuderam tudo! Inventaram um sistema que dez porcento do planeta fica com noventa porcento do lucro. Inventaram um sistema que a sorte manda no destino. “Se você nascer numa família economicamente boa, você se dá bem; senão, sorte meu caro amigo.”
        Enquanto a religião nos dá uma doença e depois querem nos iludir com a cura, o capitalismo arrebenta nossa sobrevivência nos roubando descaradamente. Por fim nossos sonhos ficam para segundo plano. Nossos desejos ficam presos ao desejo da maioria. A individualidade também nos foi roubada.
         Cada um pensa de um jeito. Filosofias não foram feitas para finalizar nenhum desejo. Teorias não tem nada a ver com desejos, com sonhos. Não é justo vomitar idéias e obrigar-nos a engolir “goela a baixo”. A vida, os sonhos, as idéias são individuais. Você pode concordar em alguma coisa com seu amigo, mas isto não te dá a obrigação de ser igualzinho a este seu amigo em tudo. Só o amor e o respeito pelo próximo deve ser unânime. Os nossos sonhos não podem serem vitima dos sonhos e das teorias malucas dos outros.


“Lute pelo seu sonho e veja onde a religião e o capitalismo está certo ou errado. Eu fiz isto e hoje sou uma pessoa melhor, pois o tempo está passando....está passando.....está passando.”


Glauco Viana

      
Glauco Viana
Enviado por Glauco Viana em 29/06/2010
Comentários